O Cânion Fortaleza fica a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul, dentro do Parque da Serra Geral e considerado um dos cânions mais bonitos do Brasil. Com mais de sete quilômetros de extensão  e com uma altura de 1.240 metros acima do nível do mar, é possível ver o litoral do Rio Grande do Sul, que  fica a aproximadamente 50 quilômetros.

Há 200 milhões de anos havia apenas um continente, posteriormente a uma ruptura, a América do Sul separou-se da Africa , deixando os mares e consequentemente os cânions para nós. Alguns paredões chegam a ter 980 metros de altura e a sensação que se tem lá de cima, é que são muralhas formadas pela natureza. Quando se visita o Cânion Fortaleza, se tem muito essa impressão pelo tamanho dos paredões. 

Iniciando a Aventura no Cânion Fortaleza

cânion fortaleza

Conforme a foto acima, neste ponto inicia-se a trilha que terá como objetivo o ponto mais alto do fortaleza, percorre-se aproximadamente 3km ida e volta, com duração de 40 minutos de caminhada. Na caminhada, apreciamos o local e vemos o quão grande é a região. Logo mais na trilha começa a subida ao cume.

Na metade da subida, possui uma das visões mais enriquecedoras do lugar, é um ótimo ponto para hidratação e várias fotos de diferentes poses com o fundo para o cânion. O Cânion Fortaleza em  70% dele pode ser visto deste ponto.

Chegando ao topo, possui uma visão panorâmica da região dos cânions, em especial do Cânion Fortaleza.

Após muitas fotos e um descanso, seguimos para a próxima trilha do parque:

Cachoeira do Tigre Preto

Se deslocando até ela, terá um leito de rio que é necessário atravessá-lo , porém não há nenhum perigo pela quantidade de água que passa, pois é extremamente raso.

Essa caminhada até a cachoeira, percorrerá aproximadamente 1,5km e a passará por cima da cachoeira, que também é muita rasa e nível fácil a sua travessia.

Após realizar a travessia e percorrer alguns metros , é possível e necessário olhar para trás e olhar a incrível cachoeira do tigre preto, um dos motivos para ser visitado o Cânion Fortaleza, e também tirar algumas fotos para recordar.

cânion fortaleza

A Pedra do Segredo

O parque possui sinalizações com madeiras pintadas e em formatos de setas, facilidade para localizar-se e saber para onde seguir.

Seguindo em frente daremos inicio a Trilha da Pedra do Segredo , a rocha chama atenção pelas suas características geológicas e pelo fato de estar equilibrada durante anos.

 

cânion fortaleza

Mais informações geológicas sobre a pedra , você pode conferir aqui.

ATENÇÃO: Sugerimos o aluguel de um carro com suspensão e alto para encarar essa aventura no Cânion Fortaleza ou então buscar operadoras de turismo para a condução até este paraíso, muitas empresas contratam um serviço de transporte terceirizado, que é um ônibus antigo e adaptado para percorrer os trajetos até os cânions.

Informações e dicas sobre a região podem ser acessadas pelo site oficial: http://aparadosdaserra.net/

Dica: Caso seu carro seja baixo, não se arrisque a colocá-lo neste ambiente, as pedras são muitas, inclusive pontudas, há muitos buracos, e corre o risco de ter sua suspensão ou outras partes do veículo danificada, por ser área remota, provavelmente não conseguirá um contato rápido.

Dica 2: Busque uma agência de turismo, o guia conduzira você a todos esses pontos citados,  você terá mais segurança e uma melhor experiência da sua visita ao Cânion Fortaleza.

Dica 3: O Cânion Fortaleza é lindo e um dos mais famosos pela sua parte alta, mas também sugerimos conhecer os vales que possuem na parte baixa dos cânions, pois é uma visão inversa e que vale bastante a pena um olhar de outro ângulo.

Você já pensou em reunir a família e conhecer um lugar incrível como o Cânion Fortaleza? Motive seus familiares e traga todos para viver as trips com você!

CÂNION FORTALEZA

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Infelizmente nem todo mundo possui meios próprios ou não possuem companhia para uma aventura de final de semana, por isso também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias. Viaje com a gente! #invistaemvocê

Comentários

Deixe uma resposta