Grutão dos Índios – A maior e mais linda gruta de Caxias do Sul/RS
Grutão dos Índios

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer o Grutão dos Índios, localizado em Caxias do Sul/RS. É uma cachoeira e uma gruta fantástica, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações do Grutão dos Índios, em Caxias do Sul/RS

O Grutão dos Índios fica localizado no interior de Caxias do Sul, muito pouco explorada ainda a nível regional. É considerada um ponto turístico do município, isso por que há placa indicativa na entrada  do acesso do atrativo. O local é perfeito para você ir passar o final de semana ou até mesmo um dia, muita gente visita o grutão no período de verão, mas fica aberto o ano inteiro.

A gruta é, ao meu ver, a maior de Caxias do Sul, isso que já visitei todas as grutas do município. Ela é realmente imensa, possui cerca de 20 metros de altura. A cachoeira também possui o mesmo tamanho, aproximadamente, e é realmente muito linda.

Somando o visual da gruta com a cachoeira, ela é uma das paisagens mais lindas que já vi.

Grutão dos Índios

A história dos índios é sempre intrigante, o nome da cachoeira e da gruta foi dado pelo fato do local ser habitat dos índios bugres a centenas de anos atrás.

Os índios utilizavam as grutas para abrigar-se do frio, das chuvas, das tempestades, dos animais. Era um local seguro para ficarem no período de inverno.

Grutão dos Índios

A base da cachoeira não é muito propícia para acampar, há muitas pedras e nada de grama. A propriedade possui locais apropriados caso você queira acampar, nesses locais, há grama, área pro veículo e até algumas churrasqueiras.

Todos amam ir em cachoeiras no período de verão (janeiro e fevereiro), mas eu lhe digo: o lugar lota! Então, recomendo que você visite o Grutão dos Índios em outras épocas do ano, em dezembro, por exemplo, é praticamente vazio. Em janeiro, quando fomos, era muita gente, e você deve saber né, famosa farofada de quem vai nas cachoeiras para assar carne e tomar cerveja.

O local é público ou privado?

O Grutão dos Índios fica em uma propriedade particular, isto é, logo na chegada, há pessoas lhe cobrando o ingresso para acesso à propriedade e a base da cachoeira.

 

Nem pode se dizer que pe cobrado ingresso né, não é dado nenhum papel ou recibo, apenas é cobrado o dinheiro.

 

 

Grutão dos Índios

Quanto custa?

O valor para acessar é de R$ 8,00 por pessoa (valor cobrado em 13/01/2019).

Pouquíssima infraestrutura, os banheiros são bastantes simples e possuem somente três.

Não há área de estacionamento, então os carros ficam encima de um gramado, sem nenhuma sinalização de espaço.

Há um galpão, onde há algumas mesas para você fazer algum lanche. Junto a esse galpão, há um mini barzinho que vende salgadinhos, bolachas, pastéis, água, refri, cervejas.

Não há placas indicativas da trilha, não há corrimão, corda ou cabo de aço.

Não há lixeiras na base da cachoeira, nem ao longo da trilha.

Não há salva-vidas, nem placas orientando sobre a profundidade, muito menos boias sinalizadoras.

 

Bem, tratando-se de um local pago, verificamos que falta bom-senso e investimento em um grande atrativo do município com imenso potencial turístico.

Precisa fazer trilha para acessar?

Sim, é necessário fazer uma trilha para ir até a base da cachoeira/gruta. A trilha é de nível fácil, com duração de cerca de 10 minutos, indo bem devagar. Há pontos escorregadios bem próximo a queda, devido à umidade do local e partículas d’água.

Sendo assim, muito cuidado nesta parte final de trilha.

Grutão dos Índios
Grutão dos Índios
Grutão dos Índios

localização

Não há mistério: basta você pôr no seu GPS o nome do local: Grutão dos Índios, e você terá facilmente a rota até o atrativo.

Se você vai do centro até o Grutão dos Índios, há asfalto até a metade do caminho, onde há uma igreja de esquina, com placas. Após dobrar-se à direita, começa a estrada de chão.

ONDE ALMOÇAR?

Caso você seja o mesmo estilo de aventureiro que eu, vai pensar em levar algum sanduíche e comer aos pés da cachoeira, apreciando a queda.

Se você gosta de comer bem, em um local com infraestrutura, sentado, numa mesa, eu te dou indicação de um lugar: O Café e Bistrô do Gringo, fica localizado a uns 500 metros do Grutão dos Índios e por mais que tenha esse nome, eles servem almoço.

O negócio deles é estilo almoço italiano, isto é, talvez não seja tão acessível quanto a sua percepção, mas você come muito bem.

Como fomos de grupo, combinamos um almoço por R$ 30,00, e eles prepararam um cardápio de frango, polenta brustolada, salada e macarrão. Mas foi um acordo feito com o Gringo (proprietário do local). Para almoços avulsos, eles já tem um banquete padrão, com um valor um pouco mais alto. Vale a pena você dar uma ligada e ver se consegue negociar algum cardápio ou tirar dúvidas sobre o que contempla o cardápio padrão deles.

Café e Bistrô do Gringo
Café e Bistrô do Gringo

Contatos: 54 996050676 ( Ricardo) / 54996280073 (Denise – whats)

Além deste atrativo, tem algum outro lugar para ir em Caxias do Sul?

Com certeza! Se você curtiu as informações destas artigo e busca ir em outras grutas da região, lhe recomendo dar uma olhada pesquisada, que você irá encontrar outros pontos lindos para visitar.

Este artigo foi útil para você?

Compartilhamos dicas e novos destinos para você explorar pelo Sul (RS,PR,SC).

Segue a gente no Instagram @vivalastrips, e fique por dentro de novos lugares para você pôr em sua listinha de viagens!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: Access Token for vivalastrips is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

QUEM SOMOS

Somos uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes, invista em você, e venha viajar com a gente!

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Infelizmente nem todo mundo possui meios próprios ou não possuem companhia para uma aventura de final de semana, por isso também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias. Viaje com a gente! #invistaemvocê

Comentários

Deixe uma resposta