Escolher sua primeira barraca
viva las trips

Neste artigo, falaremos da importância de se ter uma boa barraca e se principalmente realizar uma ampla pesquisa antes de adquirir a sua primeira barraca, visto que ela será sua companheira por anos e deverá aguentar vários tipos de cenários e temperaturas.

Para se falar a verdade, existem barracas especificas para frio extremo e para temperaturas normal, mas uma barraca deve ser versátil a todos esses climas.

Características Recomendadas Para Primeira Barraca

Existem barracas de diversos modelos, mas a grande maioria é do formato iglu, que é composto por quarto e sobreteto, geralmente não possui avanço nesse modelo e existem modelos de somente uma porta e de duas portas.

Pontos positivos do iglu: Modelo autoportante, isto é, ela fica montada sem precisar dos espeques. Você pode inicialmente montá-la em qualquer área e posteriormente deslocá-la de lugar até escolher o terreno ideal ou até mesmo movê-la caso necessário. Outra questão é em casos de tempestades ou chuvas muito intensas, é possível colocá-la em pisos de cimento , cobertos, para não estragar sua aventura.

Pontos negativos do iglu: Como citado, não possui área de avanço para colocar calçados, panelas e outros itens. O avanço é bastante importante para cenário de chuvas e terrenos com lama e barro.

Existem barracas de todos os tamanhos e indicações para a quantidade de pessoas que utilizarão, sendo de 1 pessoa até 10 pessoas. Uma sugestão que damos é escolher uma barraca com 1 pessoa a mais que efetivamente ficarão em seu interior, vou explicar:

Se você é um casal, o indicado para sua primeira barraca  é ter 3 lugares, pois assim um dos espaços será ocupado pelas suas bagagens, roupas, utensílios e etc. Então nunca compre a barraca do tamanho exato, compre sempre garantindo que sobre espaço para você dormir dentro e ainda ter espaço interno para guardar seus pertences. Alguns podem pensar que esse espaço não é necessário, pois você vai ter o carro, mas não se engane, pois em travessias você irá acampar muito longe do seu carro e até nos casos que seu carro está próximo, em dias de chuva você não vai querer sair a noite para pegar algo no seu carro. Pense na versatilidade.

Busque modelos com 2 portas por alguns motivos:

  1.  Para casal é extremamente importante que tenham duas saídas, vai facilitar a movimentação interna e o acesso aos seus itens.
  2.  A circulação de ar é bastante importante em casos de condensação interna e também devido ao calor quando se é verão.
  3. Há modelos com duas portas que podem ficar fechadas, pois nas portas há janelas com telas (mosquiteiro) , então  é possível dormir com essas janelas abertas ou abri-las pela manhã, que é quando geralmente se acorda suando.

primeira barraca 2 portas

Obs.: Mesmo se a barraca possui uma ou duas portas, confira se os zíperes são duplos, para que se possa colocar um cadeado(s). Esse é um detalhe importante levando em consideração que não se conhece os campistas ou se algum estranho vai invadir seu local de acampamento.

A maioria das barracas possuem o piso de polietileno que é uma lona bastante resistente, imprescindível conferir se o modelo usa esse tipo de material no piso.

Peso: Existem modelos mais leves e modelos mais pesados, dê preferência para os modelos mais leves, mas busque modelos de no máximo 3,5 kg.

Volume: Confira qual é o volume que sua barraca vai ocupar quando guardada, e verifique se há bolsa para transporte, pois é fundamental que tenha e também com alças.

Resistência: É incrível como existe uma probabilidade gigantesca de chover quando se vai fazer algum acampamento, viagem ou travessia, com isso busque uma barraca que seja impermeável e que tenha, no mínimo, 1.000 mm de coluna de água,  esse parâmetro indica o quanto a barraca aguenta a chuvas. O sobreteto é uma parte da barraca que é impermeável, mas também verifique se as costuras são seladas, isso aumenta a segurança contra a entrada de água.

Espeques: São os ferrinhos que se usa para fixar a barraca ao solo, pesquise quantos vem junto com o seu equipamento e qual material é. Algumas marcas mandam espeques extras para possível extravio ( que por sinal é fácil isso acontecer).

Varetas: Há três tipos de varetas:

  1.  Fibra de vidro: são mais comuns, mais baratas, mais pesadas e mais frágeis. De maneira geral, são elas que vem na grande maioria das barracas comercializadas no mercado.
  2. Alumínio: são mais resistentes, mais leves, e mais caras também. As barracas com essas varetas são consideradas técnicas, isto é, projetada para diferentes climas e cenários e muito usada para expedições de vários dias.
  3.  Duralumínio – Mais resistentes que as de alumínio, porém encontrados em pequenos modelos, em especial a Nepal, por ser bastante técnico.

Obs.: Não se emocione e não dê um passo maior que a perna, para sua primeira barraca, dê preferencia para as de fibra de vidro, visto que são consideradas boas e tem uma durabilidade razoável, além de ser bem mais baratas que as outras.

Sugestão Adicional Para sua Primeira Barraca

Esticadores: São cordas que deixam a barraca mais estável, são presas com os espeques ao solo e também a barraca nas suas extremidades (4  lados). São úteis para dias com muito vento ou em um trekking onde você subirá montanhas, visto que são locais com ventanias capazes de acabar com seu acampamento caso você não tenha um desses. Além de ser fundamentais para temporais. Preferencialmente escolha um modelo que venha com os esticadores inclusos.

primeira barraca

 

Considerações finais

Como dito na introdução da postagem, recomendo que façam bastantes buscas na internet antes de realizar esta compra, nem todas as barracas possuem essas características citadas, mas busquem ao máximo qual dos modelos e marcas oferecem essas características. Há também muitos reviews, que são relatos sobre os produtos, que podem te ajudar muito a fazer essa escolha. E agora a dica de ouro, não economize na compra de sua barraca, muitos modelos baratos possuem materiais de baixo custo e que podem lhe causar grandes problemas e te fazer passar  grandes perrengues, até mesmo estragar a sua trip. Como diz o ditado popular, o barato sai caro. Pensa bem na aquisição da sua primeira barraca, ela será sua companheira por vários anos.

Vou compartilhar com vocês um bom site para comprar equipamentos de camping, em específico, as barras da Quechua, que são excelente opções:

http://www.decathlon.com.br/camping/barracas

Só para finalizar, deixo como sugestão para sua primeira barraca a compra da Barraca Vênus, da Guepardo. Eu a utilizo a mais de um ano e apresenta todas as características citadas acima, mas há também muitos outros modelos e marcas que se assemelham. Enfim, façam boas escolhas e invistam nas suas aventuras.

 

Espero ter ajudado e até a próxima!

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Infelizmente nem todo mundo possui meios próprios ou não possuem companhia para uma aventura de final de semana, por isso também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias. Viaje com a gente! #invistaemvocê

Comentários

Deixe uma resposta