Cascata da Capivara – Água transparente em Itapuca/RS
Cascata da Capivara

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Cascata da Capivara, localizada em Itapuca/RS. É um lugar fantástico, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações da Cascata da Capivara, em Itapuca/RS

Antes de você consumir este conteúdo de valor e começar a planejar a sua aventura para este destino, siga a gente no Instagram para ficar por dentro de outros destinos incríveis no RS! Clique abaixo

Bom, vamos lá! Se você está buscando informações desta cascata, é por que está buscando explorar as belezas naturais de Itapuca/RS. De início, te falamos: é um município com um grande potencial turístico, porém ainda com pouco investimento no turismo, ou melhor, no ecoturismo.

A cidade possui diversas cascatas, sendo uma delas a Cascata da Capivara.  Quando se busca informações no site da prefeitura, você fica encantado com a lindeza desta queda. Mas não informa muitas informações do percurso, nem a localização exata.

A Cascata do Capivara fica localizada na linha araponga, dentro de uma propriedade privada.  A trilha é de nível moderado e possui cerca de 500 metros,  com tempo de aproximadamente  10 minutos até a cascata.

Da sede da propriedade, haverá uma placa indicando o percurso para a esquerda, que é onde fica também a Cascata do Donato. Logo em seguida, haverá uma bifurcação, onde para a direita, você vai até a Cascata da Capivara, e à esquerda, segue em direção à Cascata do Donato.

Percurso até a Cascata da Capivara

Agora que você encontrou o caminho correto, basta seguir dobrar à direita e seguir.

Haverá um caminho reto e um caminho à direita, que é uma descida bem forte.

Se você for reto, irá para o topo da cascata. Se você quer ir na base, basta descer pela lomba à direita.

Agora, você possui 2 opções:

1 – o caminho mais curto, mas também mais difícil.  Se você quiser, logo em seguida e começar a descer a lomba, haverá uma picada na mata (entrada) e uma descida fortíssima!! isto é, um barranco lazarento, mas que se você for com cuidado, consegue descer e chegar mais rápido na cascata.

 

2 – Seguir reto pela lomba, pois ela fará uma volta maior, sem descer um barranco igual ao item 1 aqui encima. Se você não possui muitas habilidades com trilhas, a minha sugestão é que você siga reto e faça a volta maior.

 

E aí, chegou?!

CALMA, ainda não...

Haverá um pequeno riacho, basta ultrapassá-lo e seguir pela trilha, que irá subir um morrinho. A trilha é bem aberta e fácil de achar.

Você irá olhar para baixo e se encantar com uma piscina que possui ali, mas depois te contamos dela.

Seguindo o percurso, sairá no rio da Cascata, aí basta você ir contornando as pedras e logo na sua frente, lá estará ela: a Cascata da Capivara!

Cascata da Capivara

Infelizmente com pouca água, devido a forte estiagem que estava, em fev/2020, em todo o RS. Mas não deixe de visitá-la, e espero que com você, ela esteja muito mais linda.

Sobre a água, é realmente muito limpaaaa! O melhor período é visitá-la ao meio dia, pois o sol estará bem encima. Diferente  esta foto, que era já bastante escuro e com sombra.

O local é público ou privado?

A trilha fica dentro de uma propriedade privada.

Não me recordo do nome do proprietário, mas para contatá-lo, basta ligar no fone (54) 99728-3349.

É importante fazer um contato prévio para agendar a sua visita.

Quanto custa?

Como esta propriedade não é um muito turística, ainda não é cobrado nenhuma valor para acesso.

Mas, você verá que a trilha é bem demarcada, há placa indicativa e os donos da propriedade deixam até você usar o banheiro (são bem simpáticos e receptivos). Portanto, dê a eles algum valor, seja R$ 5,00 por pessoa, por exemplo.

Os proprietários vivem da agricultura familiar e este valor irá, com certeza, deixá-los mais feliz.

COMO É A TRILHA?

Como citamos no relato, é de nível moderado, com cerca de  10 minutos o trecho (ida).

E além da cascata, possui também uma piscina natural incrível. Basta você dar a volta na trilha que leva a cascata, e subir pelo rio.

É realmente uma piscina, pela claridade a água, no entanto, muito geladaa!

localização

Powered by Wikiloc

Segue aqui acima a trilha gravada, com o percurso para a Cascata do Donato e também para a Cascata da Capivara.

Para você colocar o lugar no GPS, basta abrir o seu Google Maps, e colar este código: -28.815917, -52.207853

Assim, você coloca as coordenadas exatas da propriedade, e não passa perrengue se perdendo por aí. Em troca, deixe um comentário no fim deste post, que ficarei feliz em saber que te ajudei. 

QUEM SOMOS

Somos a VIVA!  uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes e na dúvida, VIVA o hoje.

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

Deixe uma resposta