Cascata da Capivara – Água transparente em Itapuca/RS
Cascata da Capivara

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Cascata da Capivara, localizada em Itapuca/RS. É um lugar fantástico, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações da Cascata da Capivara, em Itapuca/RS

Antes de você consumir este conteúdo de valor e começar a planejar a sua aventura para este destino, siga a gente no Instagram para ficar por dentro de outros destinos incríveis no RS! Clique abaixo

[/vc_row]

 

 

Bom, vamos lá! Se você está buscando informações desta cascata, é por que está buscando explorar as belezas naturais de Itapuca/RS. De início, te falamos: é um município com um grande potencial turístico, porém ainda com pouco investimento no turismo, ou melhor, no ecoturismo.

A cidade possui diversas cascatas, sendo uma delas a Cascata da Capivara.  Quando se busca informações no site da prefeitura, você fica encantado com a lindeza desta queda. Mas não informa muitas informações do percurso, nem a localização exata.

A Cascata do Capivara fica localizada na linha araponga, dentro de uma propriedade privada.  A trilha é de nível moderado e possui cerca de 500 metros,  com tempo de aproximadamente  10 minutos até a cascata.

Da sede da propriedade, haverá uma placa indicando o percurso para a esquerda, que é onde fica também a Cascata do Donato. Logo em seguida, haverá uma bifurcação, onde para a direita, você vai até a Cascata da Capivara, e à esquerda, segue em direção à Cascata do Donato.

Percurso até a Cascata da Capivara

Agora que você encontrou o caminho correto, basta seguir dobrar à direita e seguir.

Haverá um caminho reto e um caminho à direita, que é uma descida bem forte.

Se você for reto, irá para o topo da cascata. Se você quer ir na base, basta descer pela lomba à direita.

Agora, você possui 2 opções:

1 – o caminho mais curto, mas também mais difícil.  Se você quiser, logo em seguida e começar a descer a lomba, haverá uma picada na mata (entrada) e uma descida fortíssima!! isto é, um barranco lazarento, mas que se você for com cuidado, consegue descer e chegar mais rápido na cascata.

 

2 – Seguir reto pela lomba, pois ela fará uma volta maior, sem descer um barranco igual ao item 1 aqui encima. Se você não possui muitas habilidades com trilhas, a minha sugestão é que você siga reto e faça a volta maior.

 

E aí, chegou?!

CALMA, ainda não...

Haverá um pequeno riacho, basta ultrapassá-lo e seguir pela trilha, que irá subir um morrinho. A trilha é bem aberta e fácil de achar.

Você irá olhar para baixo e se encantar com uma piscina que possui ali, mas depois te contamos dela.

Seguindo o percurso, sairá no rio da Cascata, aí basta você ir contornando as pedras e logo na sua frente, lá estará ela: a Cascata da Capivara!

Cascata da Capivara

Infelizmente com pouca água, devido a forte estiagem que estava, em fev/2020, em todo o RS. Mas não deixe de visitá-la, e espero que com você, ela esteja muito mais linda.

Sobre a água, é realmente muito limpaaaa! O melhor período é visitá-la ao meio dia, pois o sol estará bem encima. Diferente  esta foto, que era já bastante escuro e com sombra.

O local é público ou privado?

A trilha fica dentro de uma propriedade privada.

Não me recordo do nome do proprietário, mas para contatá-lo, basta ligar no fone (54) 99728-3349.

É importante fazer um contato prévio para agendar a sua visita.

Quanto custa?

Como esta propriedade não é um muito turística, ainda não é cobrado nenhuma valor para acesso.

Mas, você verá que a trilha é bem demarcada, há placa indicativa e os donos da propriedade deixam até você usar o banheiro (são bem simpáticos e receptivos). Portanto, dê a eles algum valor, seja R$ 5,00 por pessoa, por exemplo.

Os proprietários vivem da agricultura familiar e este valor irá, com certeza, deixá-los mais feliz.

COMO É A TRILHA?

Como citamos no relato, é de nível moderado, com cerca de  10 minutos o trecho (ida).

E além da cascata, possui também uma piscina natural incrível. Basta você dar a volta na trilha que leva a cascata, e subir pelo rio.

É realmente uma piscina, pela claridade a água, no entanto, muito geladaa!

localização

Powered by Wikiloc

Segue aqui acima a trilha gravada, com o percurso para a Cascata do Donato e também para a Cascata da Capivara.

Para você colocar o lugar no GPS, basta abrir o seu Google Maps, e colar este código: -28.815917, -52.207853

Assim, você coloca as coordenadas exatas da propriedade, e não passa perrengue se perdendo por aí. Em troca, deixe um comentário no fim deste post, que ficarei feliz em saber que te ajudei. 

Este artigo foi útil para você?

Compartilhamos dicas e novos destinos para você explorar pelo Sul 

Segue a gente no Instagram @vivalastrips, e fique por dentro de novos lugares para você pôr em sua listinha de viagens!

[instagram-feed]

QUEM SOMOS

Somos a VIVA!  uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes e na dúvida, VIVA o hoje.

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

Deixe um comentário