Viajar faz bem

O próprio título deste artigo já diz tudo, não é mesmo? Talvez hoje você não tenha ainda este hábito tão claro em sua vida, e é super compreensível. A cultura das viagens, depende muito do nossos pais, se eles tinham também este hábito ou não, e com isso, somos , intrinsecamente, espelho deles.

Ao longo dos anos, da nossa vida de adulto, começamos a perceber que a rotina nos sufoca, o tempo inteiro! Isso por que vivemos em um tempo que trabalhar ou estudar para ter um bom emprego, tornou-se uma prioridade.

Mas a prioridade deve ser, sem dúvida, a sua felicidade e os seus momentos no hoje. Por isso, vamos listar alguns benefícios e você colocar este hábito em sua vida, que é VIAJAR.

1 – LIBERDADE

Viajar é  também sentir-se livre, leve, solto, sem correntes e com vontade de conhecer o mundo. Há claramente formas e formas de levar este lifestyle.

Algumas pessoas, largam tudo – emprego, família, amigos, namorada- e vão para outros países, conhecer outras culturas, pessoas, e terem experiências muito diferentes que ela teria na sua zona de conforto.

Outras, preferem trabalhar para pagar as suas viagens, mas sem deixar o seu lar, amigos, família. Viajando aos finais de semana, nas férias do trabalho, nos recessos de faculdade, ou sempre que bate o desejo.

Não há uma regra, cada pessoa tem a sua preferência em qual caminho seguir, e ambos, possuem vantagens e desvantagens. O fato é que, ambos estilos de vida, te dão liberdade de explorar novos lugares.

2 – REFLETIR

Muitos buscam viajar para se divertir ou para descansar, mas também é uma ótima forma e buscar respostas, por meio de reflexões e autoconhecimento.

As viagens que organizamos, isto é, em meio à natureza, são lugares que facilitam boas reflexões sobre a vida. Lugares calmos, com som de pássaros ou barulho de riachos, são propícios para despertar e encontrar respostas para dúvidas internas, que todos nós temos.

Um bom momento para pensar nas metas e o que você está fazendo para cumprir todos os objetivos pessoais.

3 – DESCANSAR

Sabe por que você está se sentindo cansado? A sua mente não para, simples assim.

Somos doutrinados a  trabalhar 8h por dia, fazer faculdade, ser sempre produtivo, e com isso, chega em um ponto que estamos esgotados, mas não fisicamente, e sim psicologicamente.

Viajar é uma forma de desligar-se de tudo e viver aquele momento. Pegar a estrada, conhecer um novo lugar, ver novos cenários e pessoas, ouvir barulhos da natureza, ou até mesmo, não ouvir nada. Você precisa sempre de momentos assim para estar conectado com você mesmo e renovar as energias.

4 – ENCONTRAR A NOSSA MISSÃO

Quando falamos em missão, nos remete a um filme de ação ou um grande desafio, mas não é nada disso.

A nossa missão no mundo é o nosso ponto chave. Você sabe qual a sua?

Provavelmente se você parar dez segundos para pensar, irá concluir que é ter a sua casa própria, ter um carro, ter uma família, com um filho.

Nada de errado com esta missão, mas você pode fazer mais que isso. Viajar e explorar lugares pode lhe cair muito bem como um propósito de vida. Seja conhecendo o seu Estado, seja conhecendo o seu País, seja conhecendo outros continentes e culturas.

A vida é muito curta para ficarmos sempre no mesmo lugar.

5 – CONHECER PESSOAS

Outro benefício de você viajar é o fato de relacionar-se com outras pessoas. Trocar ideia, falar de si, trocar contato, criar novos laços de amizade.

Você pode viajar no seu carro próprio, com sua esposa ou amigos, mas nada será tão efetivo como viajar com outras pessoas junto.

E como fazemos isso? Aí que entra as Agências de Turismo. Viajar em grupo é uma excelente forma de relacionar-se com outras pessoas, conversar sobre diversos assuntos, trocar contato, e assim criar um novo laço de amizade. Se você não possui companhia para viajar, lhe digo com absoluta certeza, que viajar em grupo lhe fará muito bem, nesse sentido.

Sobre criar novos laços de amizade, isso vai depender de você estar aberto a novas possibilidades e se permitir.

6 – COLECIONANDO LUGARES

Já ouviu esta expressão antes? viajar é colecionar lugares, experiências e memórias.

Adquirir coisas é sim uma forma de garantir o seu futuro , mas quando você investe em momentos e em lugares, você passa a valorizar muito tudo em sua vida.

Quando conhecemos um lugar novo, como é legal voltar com novas lembranças e cenários em nossa memória. Saber que estamos rodando por aí, explorando e vivendo o presente.

É comum as pessoas planejarem viagens para longe: outro Estado, outro País. Mas você já parou para pensar que é muito mais barato você viajar dentro o seu próprio Estado? Talvez conhecendo municípios próximos a você, que contenham lugares incríveis e lindos?

Não siga a manada! Viaje para lugares dentro o seu próprio estado, e de preferência, próximos de onde você mora. Com o custo de uma viagem para outro País/Estado, você viaja 5 vezes mais, dentro do seu território.

Pense nisso.

7 – SE CONHECER

Você  se conhece?

Esta pergunta é para fomentar uma reflexão, obviamente. Todos nós temos hobbies e coisas que gostamos de fazer, de comer, de conhecer. Muitas vezes, você acha que se conhece, mas de repente, descobre algo que não gosta ou que passa a gostar.

O fato é, não nos conhecemos. Estamos em constante evolução e movimento, a todo momento deixamos de gostar de algo ou alguém, e passamos a ter paixão por outra atividade ou alguém, e está tudo certo, que bom que estamos sempre mudando nossos gostos.

Viajar contribui com essas reflexões e acaba fortalecendo o que de fato te traz felicidade e te faz bem. Muitas pessoas que viajam conosco, começam a viajar como primeira experiência, mediante excursões, e acabam conhecendo uma paixão nova para as suas vidas.

Depois disso, iniciam um planejamento financeiro para viajar mais vezes por mês ou de modo mais frequente, pois é viajando e conhecendo pessoas e lugares, que elas se sentem vivas.

Oriento você experimentar viajar mais, que com certeza irá conhecer melhor a si mesmo.

8 – SOCIABILIDADE

Este benefício e evolução pessoal, está mais ligado às viagens em grupo. Quando se optar em viajar com mais pessoas, existe uma grande chance de se desenvolver como pessoa, no aspecto de sociabilidade, isto é, fomentar a comunicação pessoal e também seu modo de se portar, com outras pessoas.

As agências de turismo geralmente fazem apresentações de cada pessoa, ou até mesmo dinâmicas, para incentivar o passageiro a comunicar-se para o grupo e assim, evoluindo a sua forma de se comunicar (oratória), e também a ser mais sociável, nos dias de hoje, que é tudo tão digital.

“Uma viagem não significa apenas visitar um lugar diferente, mas ganhar uma nova forma de enxergar a vida.”

Esses foram alguns pontos e benefícios que viajar irá te trazer, quando você adquirir este hábito e fizer com maior frequência.

Não existe um estilo de vida melhor que este, pois abrange todas as áreas da sua vida, e de maneira simples, barata e que irá te trazer grandes recordações, quando um dia você estiver contando histórias para amigos ou netos.

 

Invista em viagens e será recompensado com uma vida mais leve, divertida e motivadora.

 

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

Deixe uma resposta