Montevidéu – Principais Pontos Turísticos
montevidéu

Montevidéu para nós ou Montevideo para eles e o mundo, nas buscas online você encontrará informações com esses dois termos. Montevidéu, a capital do Uruguai, visitada muito por brasileiros, argentinos e chilenos devido ao fato de ser país vizinho e de fácil acesso. Com a crise econômica e o dólar sempre em alta, para nós brasileiros ir à Europa é necessário um bom tempo de pé-de-meia, já ir ao Uruguai não requer muitos esforços financeiros. Para você ter uma ideia, geralmente R$ 1,00 equivalem a aproximadamente 8 UYU (pesos uruguaios), então a conversão fica a nosso favor.  Se você gosta de viajar, uma hora ou outra Montevidéu estará em seu roteiro de viagem. 

Onde ir em Montevidéu - Pontos Turísticos

Ciudad Vieja 

A Parte antiga de Montevidéu fica no bairro Ciudad Vieja (cidade velha), considerada a região mais turística da cidade,  fica entre a Plaza Independencia e Rua Sarandí, em um calçadão onde não passa carro e é marcada pela entrada simbólica da Puerta de la Ciudadela, a estrutura refere-se a antiga entrada da cidade,  onde era rodeada de muralhas e protegida por 50 canhões.

montevidéu pontos turísticos

Plaza Independencia

Também conhecida como Praça Independência, é a principal praça de Montevidéu, ponto turístico onde ocorre a foto mais famosa da cidade: General Artigas de costas, Palácio Salvo ao fundo e palmeiras de ambos os lados. Sua principal atração é a estátua do José Gervásio Artigas, general homenageado por todo o país. No subsolo da praça, encontra-se as cinzas do Artigas, o local pode ser visitado gratuitamente e por sinal, é um clima bem sinistro por lá, devido aos guardas ficarem como estátuas fazendo a segurança do local.  

montevidéu pontos turísticos
montevidéu pontos turísticos

Mercado del Puerto

Por incrível que pareça, o Mercado do Porto não é como um Mercado Público que conhecemos aqui no Brasil, nesse local possuem inúmeros restaurantes que servem a famosa Parrillada Uruguaia, que basicamente é o churrasco na grelha. Ao entrar no mercado, você será inicialmente atacado por um garçom lhe convidando para fazer a sua refeição do dia e cuidado, pois os preços são feitos para turistas, ou seja, nada barato.  Mesmo assim, o mercado é considerado um ponto turístico e geralmente quem vai, acaba por almoçar por lá.

montevidéu pontos turísticos
Imagem do Google

Teatro Solís

O teatro mais antigo da capital e é possível avistá-lo da Praça Independência. A  visita guiada no teatro é o passeio mais buscado pelos turistas. A visita a esse ponto turístico é também feita por condução em português e irão lhe mostrar todo o interior do teatro, contar a história da arquitetura e os detalhes do edifício, também é realizada uma visitação no sub-solo que dá acesso a algumas exposições. A visita guiada custa 90 pesos, que dá aproximadamente 11 reais, possui em torno de 45 minutos de duração. 

Recomendamos que veja a programação do teatro para os dias do seu roteiro: http://www.teatrosolis.org.uy/index_1.html

montevidéu pontos turísticos

Mirador Panorámico

mirador fica no mesmo edifício que a prefeitura, localizado na Av. 18 de Julho, porém a entrada é por trás. Fica no último andar do prédio, possui acesso gratuito e lá de cima você verá Montevidéu em 360º, com placas explicando os pontos turísticos avistados de longe. Fica aberto todos os dias, das 10h às 16h. Sem dúvida que é um atrativo que vale muito a pena você ir. 

montevidéu pontos turísticos

Fuente de los Candados

A fonte dos cadeados fica localizada na avenida principal, Av. 18 de Julho, esquina com a rua Yí. A fonte  foi importada e posta pelo Bar Facal com o intuito de embelezar a fachada do estabelecimento e a grade foi posta para ter mais segurança na fonte, e hoje é um marco para os casais apaixonados, ela simboliza a união, fidelidade e o amor. O casal que colocar um cadeado ali, terá o amor recíproco pra sempre.

montevidéu pontos turísticos

Letreiro de Montevideo

Nem preciso dizer que o letreiro é realmente o principal ponto turístico de Montevidéu, isso por que sempre que vemos alguém das nossas redes sociais que está em Montevidéu, também vemos uma foto no letreiro. O letreiro fica na Praia de Pocitos, em uma base de concreto sobre a areia. Por ser um lugar famoso para fotografias, sempre tem alguém por lá e nos finais de semana, forma-se uma fila para cada turista ter a sua foto  sozinha sentada nas letras e com o fundo para a praia. 

montevidéu pontos turísticos

Rambla

Não temos como deixar de citar a Rambla como ponto obrigatório de turismo. Ramblas são avenidas litorâneas do Uruguai, é uma orla que percorre 22 quilômetros por toda a cidade, costeando o Rio da Prata. Há sempre pessoas fazendo atividade física, passeando, andando de bicicleta, a pé, famílias com cachorros, crianças e seus tererês. Achamos o lugar tão incrível, que a Rambla terá uma postagem só pra ela.  Se você tiver disposição, recomendo ir caminhando pela Rambla até a Praia de Pocitos, assim você curte a paisagem, o calçadão e ainda conhece uma incrível praia. Caso você não tenha essa disposição, até por que é bem longe, na avenida principal passa o transporte público com o nome de Pocitos, ele te deixará na praia em poucos minutos. 

montevidéu pontos turísticos

Mais Informações de Atrativos

Bem, esses são os principais pontos turísticos de Montevidéu, mas é importante deixar claro que a capital uruguaia tem bem mais atrativos a serem visitados. Tudo depende de quanto tempo você ficará na cidade, qual o ritmo que você costuma caminhar e se tem interesse em conhecer os pontos menos famosos. É recomendado ficar no mínimo 3 dias em Montevidéu para se conhecer todos os pontos turísticos, os mais conhecidos e os que não são tão divulgados, mas todos esses citados podem ser feitos em apenas 1 dia, já que ficam próximo um do outro. Se você é mochileiro, vai gostar de Montevidéu, o transporte público te leva a outros pontos mais distantes da área central ou também é completamente possível ir a pé. Quando fui a Montevidéu, não peguei nenhum ônibus ou Uber, fiz toda a cidade a pé e acho completamente possível. Ir a pé, te faz olhar com mais detalhes a cidade, conhecendo as ruas, as lojas, os moradores, as placas, as praças e ao terminar seu dia, você se sentirá um montevideano. 

Independente do seu tempo na cidade, não deixe de visitar pelos menos esses que citamos acima, serão sua principal lembrança de Montevidéu.

About Author

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Percebo que muitas pessoas isolam-se cada vez mais nos seus smartphones e nas suas atividades do dia-a-dia. Por isso, também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias.

Comments

Deixe uma resposta