Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em saber qual é a Maior Cachoeira do Rio Grande do Sul, não é mesmo? vamos compartilhar algumas informações bem legais com você!

Informações da Maior Cachoeira do Rio Grande do Sul

Antes de você consumir este conteúdo de valor e começar a planejar a sua aventura para este destino, siga a gente no Instagram para ficar por dentro de outros destinos incríveis no RS! Clique abaixo

Não sabemos se você possui tal conhecimento, mas o Rio Grande do Sul possui mais de 160 cachoeiras espalhadas pelo território gaúcho, algumas nem tão altas assim outras bem grandes e lindíssimas.

A maior cachoeira do Rio Grande do Sul foi mapeada pelo Projeto Cachoeiras Gigantes , que possui uma lista com as mais altas do Brasil.

Sem mais delongas, a maior cachoeira do Rio Grande do Sul é:

CACHOEIRA DO BOA VISTA – SÃO JOSÉ DOS AUSENTES/RS

Localizado no Cânion Boa Vista, em São José dos Ausentes/RS, bem próximo da dívida com Santa Catarina. Um cânion lindíssimo que vale muito você conhecer e já a sua queda d’áqua possui 310m de altura, sendo considerada a 6ª Maior cachoeira do Brasil.

Fica localizada a 292km de Porto Alegre/RS e faz parte da região dos Campos de Cima da Serra, região que neva no inverno ou costuma ser zero graus de temperatura.

Talvez você tenha interesse em saber quais são as cachoeiras que estão na 02 e 03 posição!

2ª Lugar: CASCATA DO RISCO VERDE – SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS

Localizada em São Francisco de Paula/RS, popularmente conhecida como São Chico, é um município com muitas cachoeiras lindas, e o título de 2ª mais alta vai pra ele.

Fica  na localidade do Distrito de Rincão dos Kroeff, mostra que entre a mata fechada existe uma gigante adormecida, que passa por despercebido por muito, porém está o registro dela. Uma gigantesca cachoeira encoberta pela mata, o córrego Umbu mostra que não precisa de volume para está entre os cabeças das maiores cachoeiras, tendo o mínimo para permanecer entre as maiores do brasil. Juntamente a Serra do Umbu mostra o tamanho do desnível, tendo facilmente outras quedas e nem sequer sabemos da existência, no momento podemos contemplar essa pequena notável de 296 metros.

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM EXPERT EM TRILHAS?

TRILHAS: no Iniciante ao Expert

Você está a apenas UM PASSO de ter em mãos um  material digital que irá pegar na sua mão e te transformar em um especialista em trilhas, mesmo se você é iniciante ou já é um trilheiro.

3ª Lugar: CACHOEIRA VÉU DE NOIVA – CAMBARÁ/RS

Na divisa de municípios de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul e Praia Grande, Santa Catarina e na localidade do Cânion Itaimbezinho, está aqui no auge da lista das cachoeiras mais altas do brasil representando o Sul Brasileiro, novamente esse cânion maravilhoso. Mostrando que as belezas deste paraíso são grandes, tanto em quantidade quanto em altura.

Desta vez a estrela do show neste penhasco é Rio Preá que faz com que o pessoal veja suas águas deslizando pelas pedras e fazendo realmente um véu de noiva, quando se tem uma vazão maior o espetáculo é ainda mais belo. Contando com um mirante para a cachoeira bem na ponta do inicio do cânion. Esse charme é de respeito, pois desbancando vários estados brasileiros que poderiam está nesta colocação, mas a sua altura faz jus a todo esse mérito com os seus 289 metros.

 

Eai, o que você achou da Maior Cachoeira do Rio Grande do Sul e das demais? O nosso Estado é rico em cachoeiras e cascatas e temos uma lista grande de quedas a partir de 100 metros de altura.

Mas este post foi para elencar mesmo as mais altas!

Este artigo foi útil para você?

Se você é um apaixonado por natureza e reside no Rio Grande do Sul, não perca tempo e Segue a gente no Instagram @vivalastrips!

QUEM SOMOS

Somos a VIVA!  uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes e na dúvida, VIVA o hoje.

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.