7 Dicas para seu acampamento selvagem
Acampamento selvagem

Um acampamento selvagem nada mais é que você acampar em algum lugar sem estrutura nenhuma, isto é, sem banheiro, sem cozinha compartilhada, sem segurança, sem chuveiro, sem café da manhã, sem postes de luzes e tomadas.

Se você nunca fez, vamos lhe passar algumas Dicas para seu acampamento selvagem!

1 - Escolha bem o local

Essa dica vale ouro, por que o local onde você vai armar a sua barraca interfere em vários fatores. Busque locais planos, sem pedras e raízes de árvores, locais que sejam abrigados do vento e também que não acumule água caso chover.

2 - Tenha espeques extras e extensores

Já passei por momentos que de uma hora para a outra, começa uma tempestade ou ventos que vão fazer envergar as varetas de sua barraca. São momentos que não dá pra prever, então é muito importante a sua barra ter extensores (cordinhas que vão auxiliar na estabilidade da sua barraca) e também espques extras para fixação. Ventos são muito comuns quando se acampa em lugares altos, como uma montanha ou cânion.

3 - Apague sua fogueira

Muito comum em um acampamento selvagem é se fazer fogueira, por muitos motivos: se esquentar, fazer algum alimento ou até mesmo por hobbie, por que fica lindo mesmo !!

 

Você pode sim fazer fogueira, desde que apague as brasas na hora de dormir ou ir embora do seu local. Não corra o risco de ser o responsável por um incêndio florestal.

 

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM EXPERT EM TRILHAS?

TRILHAS: no Iniciante ao Expert

Você está a apenas UM PASSO de ter em mãos um  material digital que irá pegar na sua mão e te transformar em um especialista em trilhas, mesmo se você é iniciante ou já é um trilheiro.

4 - Leve seu lixo

Você gostaria achar um local massa para acampar e lá estar uma latinha de cerveja ou lixos no chão? Aposto que não!, é de se indignar quando achamos lixo por aí, então não faça o mesmo. Leve todo o lixo com você quando for levantar o seu  acampamento selvagem, pense no meio ambiente e pensa no próximo trilheiro que vai acampar no mesmo lugar.

5 - Tenha equipamentos adequados

Talvez essa frase fique muito vaga, mas nada mais é que você ter uma barraca boa, que seja principalmente à prova d’água, ter lanterna, repelente, saco de dormir, isolante térmico, capa de chuva para você e sua mochila, uma mochila de 50 litros ou mais.

Se você quer acampar em um local sem infraestrutura, você precisa de certos equipamentos e experiência para que tudo ocorra bem.

6 - Saia da trilha

Não sei quanto ao seu grau de experiência, mas é primordial que você não acampe no meio da trilha, outras pessoas podem passar por você, seja elas boas, seja elas pessoas ruins.

Prefira locais mais escondidos, a pelo menos 300 metros da trilha principal. Assim você evita problemas com assalto ou coisas piores.

7 - Busque um local com água

O ponto ideal para você acampar é onde possui alguma vertente de água, isso por que você precisara de água para cozinhar seus alimentos, lavar eles e até beber, se precisar. Então escolha locais com água para facilitar sua vida.

Cuidado: nunca beba água direto da vertente, seja ela com uma cara de limpa. Animais podem ter morrido a alguns metros antes de você estar vendo essa água. Já ouvi relatos de pessoas que beberam e ficaram com sérios problemas no estômago alguns dias posteriores a esse consumo.

Solução: Ferva a água antes de beber ou cozinhar alimentos e se possível, utilize Clorin para a purificação da água. Pegue da vertente, ponha 1 pastilha de Clorin e deixe agir por no mínimo 45 minutos.

Se você nunca fez um acampamento selvagem, eu recomendo que faça! É incrível a sensação de dormir em um local desconhecido e sem estrutura, você se sentirá num filme americano de viagens.

Não sou contra campings, mas eu costumo fazer ambos. É bom um banho quente e uma tomada ao lado da barraca, mas é ótimo não ter nada disso e você ter um milhão de estrelas e somente mato ao seu redor.

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

Deixe uma resposta