Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) e curioso(a) em saber qual é a Maior cachoeira do Brasil e talvez até incluí-la em sua lista para conhecê-la.

Informações da Maior Cachoeira do Brasil

Antes de você consumir este conteúdo de valor e começar a planejar a sua aventura para este destino, siga a gente no Instagram para ficar por dentro de outros destinos incríveis no RS! Clique abaixo

É importante você saber que hoje se sabe qual a maior cachoeira do Brasil, graças a um projeto, sem fins lucrativos, chamado Projeto Cachoeiras Gigantes , que tem como objetivo mapear as maiores quedas do Brasil e colocá-las em ordem por tamanho.

Ranking atualizado (Dezembro/2020) das mais altas quedas d’água do Brasil:
1 – Cachoeira da Neblina – 450 m – Parque Nacional da Serra dos Órgãos – RJ.
2 – Nascente Norte do Rio Cotingo – 375 m – Monte Roraima – RR.
3 – Nascente Sul do Rio Cotingo – 365 m – Monte Roraima – RR.
4 – Cachoeira do El Dorado – 353 m – Barcelos – AM.
5 – Cachoeira da Fumaça – 340 m – Palmeiras – BA.
6 – Cachoeira da Boa Vista – 310 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
7 – Cascata do Risco Verde – 296 m – São Francisco de Paula – RS. (#)
8 – Cachoeira Véu de Noiva – 289 m – Cânion Itaimbezinho – RS/SC. (#)
9 – Cachoeira do Bel – 280 m – Monte Alegre – BA. (+)
10 – Cachoeira do Tabuleiro – 273 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
11 – Cachoeirão – 270 m – Chapada Diamantina – BA.
12 – Cascata Água Branca – 259 m – Maquiné – RS. (#)
13 – Cachoeira do Rio Seco – 257 m – Cânion da Boa Vista – RS/SC. (#)
14 – Cachoeira do Jatobá – 248 m – Vila Bela da Santíssima Trindade – MT.
15 – Cachoeira Amola Faca – 241 m – Cânion Amola Faca – RS/SC. (#)
16 – Cachoeira da Fortaleza – 235 m – Cânion Fortaleza – RS/SC. (#)
17 – Cachoeira Encantada – 230 m – Itaitê – BA.
18 – Cachoeira da Raposa Maior – 225 m – Ibicoara – BA. (+)
19 – Cachoeira do Rio dos Bugres – 218 m – Urubici – SC. (*)
20 – Cachoeira do Cavalo Baio – 215 m – Baependi – MG.
21 – Cachoeira da Fumacinha – 210 m – Ibicoara – BA.
22 – Cachoeira do Cerradão – 202 m – São Roque de Minas – MG.
23 – Cachoeira do Desabamento – 200 m – Barcelos – AM.
23 – Cachoeira da Serrinha – 200 m – Maquiné – RS. (#)
23 – Cachoeira do Peixe Tolo – ~200 m – Conceição do Mato Dentro – MG.
23 – Cachoeira do Bananal – 200 m – Bananal – MG.
23 – Cachoeira do Tigre Preto – 200 m – Cânion Fortaleza – RS/SC
==> A cachoeira da Neblina foi medida pela expedição liderada por Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo.
==> A Cachoeira das Lágrimas, medida pela expedição liderada por Ronald Fernandes, no interior de Guaratinga, Bahia, possui altura de 460 metros. Trata-se de uma cachoeira intermitente, que aparece quando as chuvas tomam conta do enorme maciço rochoso onde esta se encontra.
As quedas d’água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes.
As quedas d’água marcadas com (+) foram medidas pelo canionista Ronald Fernandes e sua equipe.
A queda d’água marcada com (*) foi medida por equipe de canionistas.
maior cachoeira do brasil

CACHOEIRA DA NEBLINA  – SERRA DOS ÓRGÃOS/RS

Uma das maiores expedições de Canionismo do Mundo, maior descida de montanha do Brasil, o “Cânion Zaith” foi uma inédita jornada científica-exploratória que percorreu durante uma árdua semana sete vertiginosos quilômetros de uma das mais importantes e preservadas bacias hidrográficas do Sudeste, localizada em um dos mais altos e abruptos maciços de montanha do país.

No total foram quase 1.900 metros de desnível acumulado rapelando, desescalando, saltando, nadando e deslizando tobogãs. – realizando uma importante pesquisa e explorando um número incalculável de quedas d’água, incluindo um imponente conjunto com mais de 450 metros que está sendo considerado como “a mais alta queda d’água do Brasil”, uma das maiores e mais belas da América Latina.

Tal expedição fez parte do 6 Hard Xpeditions , Projeto coordenado pelos exploradores-documentaristas Fernanda Lupo e Márcio Bortolusso, que resultou em “uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas”.

ATENÇÃO: a área é de acesso proibido, em área de preservação. A expedição foi autorizada pelos órgãos responsáveis e é de dificílimo acesso, mesmo para montanhistas experientes.

maior cachoeira do brasil

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE CACHOEIRA E CASCATA?

Mas antes, você sabe qual é a diferença entre cascata, cachoeira e catarata?

  • Cascata é palavra que nomeia uma queda d’água pequena ou uma que, descendo de uma altura mais alta, serpenteia entre pedras, como numa escada.
  • Cachoeira é a palavra mais utilizada pois abrange precipitações de altura, volume e desenho bastante variados. Desempenha um papel genérico semelhante ao de queda d’água.
  • Catarata, ao contrário da cascata, é o nome que se dá a uma queda d’água de grande altura, com grande volume e estrondo. Como é o caso das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM EXPERT EM TRILHAS?

TRILHAS: no Iniciante ao Expert

Você está a apenas UM PASSO de ter em mãos um  material digital que irá pegar na sua mão e te transformar em um especialista em trilhas, mesmo se você é iniciante ou já é um trilheiro.

QUEM SOMOS

Somos a VIVA!  uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes e na dúvida, VIVA o hoje.

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.