Cascata do Português – A mais linda queda de Mariana Pimentel/RS
Cascata do Português MARIANA PIMENTEL

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Cascata do Português, localizada em Mariana Pimentel/RS. É uma cascata fantástica, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

A Cascata do Português, em Mariana Pimentel/RS

Que bom tê-lo por aqui, aventureiro, e ficamos felizes que esteja buscando informações acerca da Cascata do Português. Bem, você verá poucas informações pela internet, isso por que o motivo é óbvio: pouca gente conhece, pouca gente divulga, e o próprio município também não está muito preocupado com o turismo na região. O que encontramos é este artigo AQUI do Estado, mas que contém pouca informação.

Ao contrário a afirmação acima, nós estamos preocupados em impulsionar o turismo em Mariana Pimentel, não é à toa que vamos te passar informações dessa linda queda d’água: a Cascata do Português.

A Cascata do Português possui cerca de 15 metros, não é relativamente muito alta, mas possui de maneira geral, um grande volume de água, que torna essa cascata muito bonita. Também pelo fato de ser bastante larga e possuir uns musgos pela queda, deixando com outro aspecto.

Cascata do Português MARIANA PIMENTEL

Para você acessar esse lugar, é relativamente fácil, pois o lugar está no Google Maps, mas aí que entra o nosso papel na história: você não pode ir pelo GPS, pois ele te levará por um caminho horrível. Fará você passar pelo meio de plantações de milho e fará você colocar o seu carro na água.  Existe um outro caminho que é o caminho correto.

Você deve primeiro passar pela cidade, atravessando-a. E aguarde o GPS recalcular a rota. Ele vai te dizer para seguir em frente, pela estrada que leva até Barão do Triunfo, você deverá dobrar à esquerda na primeira rótula, depois à esquerda novamente, na segunda rótulo, depois só ir reto, até ver uma placa, aí você dobra a esquerda novamente e segue sempre reto.

Cascata do Português Mariana Pimentel
Cascata do Português Mariana Pimentel

O local é público ou privado?

A Cascata do Português fica dentro de uma propriedade privada, pertencente ao Sr. Zé, ele é um senhor muito simpático e adora papear. Inclusive, ele conta histórias sobre os primórdios da propriedade, da onde surgiu o nome, quando foi, fala sobre as trilhas que possuem por lá.

Tem trilhas na propriedade?

SIMMMM! Para acessar a cascata, não há nenhuma trilha. O acesso até a base da queda é bastante tranquilo e passa por cima do rio, pois foi construído uma pontezinha que leva até o outro lado do leito do rio. Mas se você quer um pouco mais de aventura, há uma trilha que dá acesso ao topo. Essa trilha inicia atrás do galpão que possui na propriedade.

A trilha é bastante tranquila, com algumas partes ingrimes e declives. Ela também é um circuito, isto é, você pode começar do lado direito da queda, subir ao topo, passar por cima do rio, e seguir pelo outro lado, até descer do lado esquerdo da cascata. Nessa parte, há uma bifurcação, onde você pode descer do lado da queda ou ir por outro caminho que dá uma volta maior e sai na frente da queda d’água.

A trilha que é mais curta, que sai ao lado esquerdo da queda, dura 30 minutos para ser feita.

Quanto custa?

O ingresso para acessar a propriedade custa R$ 5,00 por pessoa, e possui mesas, bancos, churrasqueiras, banheiros e água.

Caso você goste de acampar, também é possível, possui um lugar bem bacana e próximo a cascata. O valor é de R$ 15,00, incluindo o valor de acesso.

Cascata do Português
Cascata do Português

VERÃO

Provavelmente você está sendo isso entre dezembro e março, que é quando as pessoas em massa, buscam ir em cachoeiras e cascatas. Bem, te digo uma coisa: a Cascata do Português, durante o verão, acaba superlotando em vários finais de semana, isso que ela bem é tão propícia assim para banho, pois é rasa. Mesmo assim, com os fortes dias quentes, as pessoas vão fazer churrasco e passar o dia.

Cascata do Português MARIANA PIMENTEL

Se você quer tirar boas fotos e fugir da famosa Farofada, sugiro que vá no turno da manhã, caso for durante o verão. Recebemos relatos de uma seguidora nossa, que ela foi em janeiro, à tarde, e estava intransitável, com cerca de 200 pessoas na cascata, sendo que o local é bastante pequeno.

Se você não se importa muito com essa questão, tudo tranquilo. Mas muita gente prefere ambientes mais calmos e com menos pessoas, até para as fotos ficaram legais!

Além desse atrativo, o que fazer também em Mariana Pimentel?

Municípios do interior são pequenos, você deve saber. Mesmo assim, há outros pontos turísticos na região, sendo um deles, a famosa Pedra Equilibrada

Também há a Cascata do Chicão, mas atualmente faz parte de uma propriedade particular, e o proprietário não é muito a favor de deixar qualquer um entrar. Mas vale a tentativa, se você pegar ele de bom humor.

 

Este artigo foi útil para você?

Compartilhamos dicas e novos destinos para você explorar pelo Sul (RS,PR,SC).

Segue a gente no Instagram @vivalastrips, e fique por dentro de novos lugares para você pôr em sua listinha de viagens!

QUEM SOMOS

Somos uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes, invista em você, e venha viajar com a gente!

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Infelizmente nem todo mundo possui meios próprios ou não possuem companhia para uma aventura de final de semana, por isso também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias. Viaje com a gente! #invistaemvocê

Comentários

Deixe uma resposta