Cascata do Porongo, em Vila Maria/RS
Cascata do Porongo

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Cascata o Porongo, localizada em Vila Maria/RS. É um lugar fantástico, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações da Cascata o Porongo, em Vila Maria/RS

Antes de você consumir este conteúdo de valor e começar a planejar a sua aventura para este destino, siga a gente no Instagram para ficar por dentro de outros destinos incríveis no RS! Clique abaixo

Bom, vamos lá! Este lugar é uma propriedade privada onde há a Cascata do Porongo, uma queda d’água de aproximadamente  30 metros, e forma uma grande piscina para banho.

Se você parar e olhar, esta piscina natural parece um porongo (que é o mesmo material que se faz as nossas cuias de chimarrão). Não confirmamos com o proprietário, mas é bem possível esta teoria!

Cascata do Porongo

A propriedade também é um camping e conta com bastante para barracas.  Possui um amplo gramado para pôr as barracas, além disso, possui banheiros com chuveiro quente, churrasqueiras, lixeiras e espaço para ficar abrigado.  No local, também funciona um bar.

Cascata do Porongo

Do centro do município até a Cascata do Porongo, são 5km de estrada de chão de areia, mas em condições razoáveis. De carro, são cerca de 10 minutos.

É um lugar bastante arborizado e possui até um campo e futebol. É realmente um ótimo lugar para passar o dia, ou até mesmo dar uma passadinha. Durante o verão, que é o momento que as pessoas mais buscam cascatas, fica bastante cheio.

Em outras épocas o ano,  permanece vazio e silencioso.

Se você for durante o verão, o ideal é que chegue cedo, para conseguir pegar um bom lugar para o seu churrasco e para ficar.

O local é público ou privado?

A Cascata do Porongo fica dentro de uma propriedade privada , mas ela é um atrativo turístico o município. Portanto, o seu acesso é permitido, mediante o pagamento de taxa de acesso.

Cascata do Porongo

Quanto custa?

O valor está em R$ 5,00 para passar o dia, ou R$ 25,00 para acampar. Esses valores podem reajustar e ficarem aqui desatualizados. Então,  localize a propriedade no Facebook ou Google, e entre em contato diretamente com eles para confirmar os valores.

COMO É A TRILHA?

Boa questão! a trilha é nível passeio, isto é, fácil acesso e dura cerca de 5 minutos, ou até menos.

Você irá chegar e pedir orientação para os responsáveis. Mas, ele lhe orientará para atravessar o rio por uma pinguela/ponte suspensa, e seguir pelo caminho à direita. Logo em seguida, você já chega na cascata.

Há informações na internet de pessoas que foram no topo, mas antes de embarcar nesta, questione ao responsável se a mesma encontra-se acessível e limpa. Pode, por ventura, estar fechada pela vegetação.

Cascata do Porongo

localização

Para chegar até ela, basta você colocar o seu nome no GPS. Bastante fácil.

Além deste atrativo, tem algum outro lugar para ir em Vila Maria ?

Sim! no mesmo município há a Cascata do Maringá, que é também bastante linda, mas que iremos tratar em outro post.

QUEM SOMOS

Somos a VIVA!  uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes e na dúvida, VIVA o hoje.

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

Deixe uma resposta