Cascata do Moinho – A gigante queda de Progresso/RS
Cascata do Moinho Progresso

Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer a Cascata do Moinho, localizada em Progresso/RS. É uma cascata fantástica, a seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações da Cascata do Moinho, em Progresso/RS

A Cascata do Moinho é mais uma cascata que entra pro rol de mais altas do Rio Grande do Sul, ela possui cerca de 98 metros de altura e conta com um imenso paredão, onde a água cai escorrendo ou até uma queda livre, dependendo do volume de água.

Essa cascata possui esse nome pelo fato de haver um moinho que funcionava há alguns anos, e esse moinho é possível ainda ser visitado e enxergado. Ele fica na parte alta da cascata, onde há uma placa de orientação, você faz uma pequena trilha e já chega ao moinho abandonado.

Cascata do Moinho Progresso
Cascata do Moinho Progresso

Há duas formas de se chegar a essa cascata: a forma gratuita e a forma paga. Vamos aqui dizer sobre ambas.

 

A forma gratuita, é por uma propriedade privada de um agricultor, indo pela estrada de cima, passando por cima de uma porteira e descendo em direção ao rio e seguindo o leito até a queda. Moradores locais indicam que muita gente vai por ali e que não há problema. Na primeira vez que fui, testei esse caminho, passei por um agricultor que estava dentro da lavoura, mas ele nem me deu bola e deixou eu passar. A questão é que esse acesso é um pouco arriscado, por ser propriedade privada e também por que há muita lama dentro desta propriedade.

A segunda forma, é pelo Sitio Campiol (basta pôr no GPS). Chegando ao sítio, é cobrado um valor de R$ 5,00 para visitação e realização da trilha. É uma trilha bastante cuidada, pois é a entrada oficial a cascata, inclusive, usado pelas empresas de turismo.

Eu sugiro fortemente que você escolha ir pelo sítio Campiol, os proprietários são super gente fina, é uma trilha aberta e bem cuidada, há banheiro no local, há área para estacionar o veículo e assim você ajuda os moradores a manter a trilha cuidada, através dessa pequena ajuda de custo.

Cascata do Moinho Progresso

A Cascata do Moinho não represa a água, infelizmente. Então não é propícia para banho, mesmo assim, vale muito a pena sua visita. Quando você parar no lado dela, vai se sentir uma formiga, de tão grande que ela é.

Ela é sem dúvida a maior queda de Progresso, mas também possui uma observação:

Ela geralmente possui pouco volume de água, então pode ser que você veja as nossas fotos ou fotos na internet e se deslumbre, mas como toda e qualquer cascata, vai depender das chuvas em dias anteriores para ela estar linda ou não tão linda.

Cascata do Moinho Progresso

O local é público ou privado?

Como mencionado acima, há 2 formas de chegar. Mas eu recomendo que vá pelo Sítio Campiol, é o melhor caminho até à base.

Quanto custa?

Caso optar pelo sítio, paga-se R$ 5,00 para acesso a cascata.

Tem que fazer trilha e como é?

Sim, é necessário. A trilha tem menos de 1 km, mas passa por alguns trechos complicados e um pouco escorregadios, inclusive, próximo ao leito do rio. A trilha dura em média 20 minutos (ida).

Cascata do Moinho Progresso

localização

Agora preste atenção, que a dica é o Pulo do Gato!!

 

Não coloque no GPS: Cascata do Moinhos – Progresso/RS, se não ele vai te levar para o topo da cascata, o que é inútil.

 

Coloque Sítio Campiol, que daí sim você economizará tempo e gasolina. Vai por mim! 🙂

Além deste atrativo, tem algum outro lugar para ir em Progresso ?

Sim, há também a Cabanha Leite, que é uma propriedade particular que há trilhas e um lugar bacana para você pesquisar. Mas além disso, o município de Boqueirão do Leão possui diversas quedas, e é pra lá, que eu sugiro você ir caçar mais cachoeiras! Te sugiro a Cascata do Gamelão 🙂

QUEM SOMOS

Somos uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes, invista em você, e venha viajar com a gente!

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Infelizmente nem todo mundo possui meios próprios ou não possuem companhia para uma aventura de final de semana, por isso também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias. Viaje com a gente! #invistaemvocê

Comentários

Deixe uma resposta