Se você achou este artigo pelo Google, certamente está interessado(a) em conhecer o Cachoeirão do Rio das Antas, localizado em Nova Roma do Sul/RS. É um lugar fantástico! A seguir vamos lhe falar algumas informações e detalhes para você realizar esta trip.

Informações do CACHOEIRÃO DO RIO DAS ANTAS, em Nova Roma do Sul/RS

Antes de você consumir este conteúdo de valor e começar a planejar a sua aventura para este destino, siga a gente no Instagram para ficar por dentro de outros destinos incríveis no RS! Clique abaixo

Bom, vamos lá! O cachoeirão é uma área de aproximadamente 200m de extensão e está situado em um ponto específico do Rio das Antas, onde ocorre o encontro de algumas corredeiras entre diversas formações rochosas presentes no rio, formando pequenas quedas de água.

A força da correnteza da água do rio faz com que esta paisagem seja extremamente imponente. E justamente por isso, não é um lugar recomendado para tomar banho. No local existem algumas placas alertando sobre o perigo.

Aliás, o volume de água no Rio das Antas é tão grande que próximo ao Cachoeirão (aproximadamente 5 km) há uma usina hidrelétrica: a Usina Castro Alves.

Mas, caso você realmente faça questão de tomar um banho, recomendamos costear o rio até um ponto mais distante das quedas, onde não há tanta correnteza e o volume de água é menor.

Uma dica é sentar em algumas das rochas e colocar os pés dentro da água, aproveitar o silencio do local, respirar um ar puro e se der sorte, contemplar as borboletas que visitam o local.

 

É bem provável que você também encontre uma galera chegando no local pra descer o rio fazendo rafting, afinal a cidade de Nova Roma do Sul possui empresas e parques de aventuras, sendo bem conhecida e procurada pelos amantes de esportes radicais.

cachoeirão

O LOCAL É PÚBLICO OU PRIVADO?

O cachoeirão é aberto ao público. Inclusive, é bem possível que você encontre pessoas, moradores locais, fazendo churrasco nas áreas próximas e até mesmo pescando.

 

O acesso ao Cachoeirão pode se dar por dois caminhos: por Nova Roma do Sul ou por Nova Pádua, municípios separados pelo Rio das Antas.

Caso você esteja em Nova Roma do Sul, é bem tranquilo chegar ao Cachoeirão, até porque você encontrará algumas placas informativas pela cidade.

Basicamente, partindo da Ponte de Ferro do Rio das Antas, você seguirá pela RS 448. Depois, você encontrará uma estrada de chão, em boas condições caso não esteja chovendo. De carro é possível chegar muito próximo do Cachoeirão.

Agora, se você estiver pela região de Nova Pádua, será necessário pegar a balsa para atravessar o rio.

cachoeirão

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM EXPERT EM TRILHAS?

TRILHAS: no Iniciante ao Expert

Você está a apenas UM PASSO de ter em mãos um  material digital que irá pegar na sua mão e te transformar em um especialista em trilhas, mesmo se você é iniciante ou já é um trilheiro.

quanto custa?

O Cachoeirão é um atrativo turístico do município e por conta disso, o acesso é livre/público, não precisando ser pago nenhuma valor para visitação.

Com isso, o local também não possui infraestrutura, como banheiros, bar, cordas, etc.

Este artigo foi útil para você?

Se você é um apaixonado por natureza e reside no Rio Grande do Sul, não perca tempo e Segue a gente no Instagram @vivalastrips!

QUEM SOMOS

Somos a VIVA!  uma agência de viagens localizada em Porto Alegre/RS  e  as nossas trips são focadas em trilhas e cachoeiras, o que chamamos hoje de ecoturismo ou turismo de aventura.  Os nossos roteiros são exclusivos e para lugares em que poucas pessoas conhecem. O nosso diferencial também é formar grupos pequenos, para você além de conhecer um lindo lugar, também interagir com os outros passageiros e fazer novos amigos.  Explore novos horizontes e na dúvida, VIVA o hoje.

Sobre o Autor

client-photo-1
Gabriela Wingist