No trajeto da rota romântica, visite a Cachoeira e Caverna dos Bugres!
caverna dos bugres

Esta beleza natural está localizada no município de Santa Maria do Herval, a 82 quilômetros de Porto Alegre. A cidade localiza-se na encosta da serra em meio a regiões montanhosas e com sua população em maioria de origem alemã. Além dos colonos alemães que viviam na cidade, muitos índios também residiam, em especial na Cachoeira e Caverna dos Bugres.

Informações da Caverna dos Bugres

Para se chegar até o atrativo, são cerca de 1h e 20 min desde Porto Alegre. A melhor maneira é indo pela BR-116, passando por Dois Irmãos/RS, Morro Reuter/RS e dobrando à direita, pela VRS-873, são cerca de 14 km até Santa Maria do Herval. 

Antes de chegar na Estrada da Boa Vista, terá uma placa após passar o Museu Municipal da cidade, uma placa indicara o acesso à Caverna dos Bugres, por uma estradinha à direita.

Após percorrer 450m, chega-se até a caverna e cachoeira. É mais uma das muitas que possuem no Rio Grande do Sul.

 

caverna dos bugres

História

Este nome foi dado pelos germânicos ao avistarem os indígenas, na época chamados de bugres, abrigados na caverna para se proteger do frio, dos ventos e das chuvas durante o período de inverno. Durante o período da colonização, até mesmo alguns conflitos ocorreram pelas terras.

Estes primeiros colonos passavam por muitas dificuldades pois o terreno era montanhoso; tiveram que lutar contra animais ferozes e os índios que habitavam a região. Por volta de 1844 chegaram os primeiros colonos à linha Herval onde hoje situa-se a sede do município, que apresentava um solo mais propício para o cultivo.

A Caverna dos Bugres atualmente é bem cuidada pela Prefeitura da cidade, há lixeiras no local, existem placas e bancos .

Em primeiro momento, a Caverna fica à direita, tendo acesso por um corrimão de madeira.

caverna dos bugres

Plaquinhas com uma câmera fotográfica sinalizam que é a hora de você tirar boas fotos e curtir a paisagem.

caverna dos bugres

Fazendo a volta, você chega até a beira da água da cachoeira. Suas pedras, a vegetação e sua queda d’água de cerca de 20 metros, deixam o cenário perfeito para você curtir a queda ou obviamente tirar mais algumas lindas fotos da cachoeira.

caverna dos bugres

Muitos gaúchos buscam em fazer a Rota Romântica, que liga São Leopoldo até São Francisco de Paula e passar na Caverna dos Bugres, é um presente deste percurso. 

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Sou um aventureiro gaúcho, de Porto Alegre/RS, que tem por objetivo compartilhar experiências, dicas e roteiros para que mais pessoas queiram viajar mais. Percebo que muitas pessoas isolam-se cada vez mais nos seus smartphones e nas suas atividades do dia-a-dia. Por isso, também resolvi me tornar guia de turismo para além de incentivar as pessoas a conhecerem lindos lugares, também poder levá-las pessoalmente. Uma vez que você se permite conhecer esse estilo de vida, você nunca mais o abandonará. Aliás, a vida é muito curta para se viajar somente nas férias.

Comentários

Deixe uma resposta