10 Motivos do por que VIAJAR mais.
POR QUE VIAJAR

Por que VIAJAR sempre fez parte da minha vida. Desde pequeno eram frequentes as viagens para a praia, em especial passar o veraneio com a avó em períodos de férias escolares. Todos os anos, chegava Dezembro e eu partia para  a praia e só retornava para a cidade lá por Março. 

Uma amiga da família possuía casa em Florianópolis, no lado sul da ilha. Bom, ainda criança, pelos meus 11 anos,  já encarava as trilhas de floripa, inclusive a famosa Lagoinha do Leste.

Não importa se sua viagem é para a praia, um sítio, uma cachoeira, uma montanha, outro estado ou outro país, viajar te faz sair da rotina, olhar o mundo com outros olhos, ter novas experiências, conhecer novas pessoas, respirar ar puro e estar em um ambiente novo ou mesmo que não seja novo, mas o que te faz sentir bem. 

Sem dúvida em afirmar que todos amam viajar, para alguns é um estilo de vida e quando não é praticado, é como se estivesse matando a si mesmo. Para outros, tanto faz, se ocorrer uma viagem tá legal, se não acontecer, tudo bem.  Cada pessoa tem suas prioridades e para alguns, viajar não é o mais importante. Muita gente gasta muita grana com roupas, festas, eventos e esquece que o melhor e mais importante investimento são as lembranças dos momentos e lugares por onde passamos, que se forem especiais, irão ficar memorizadas para sempre. 

Por que viajar então?

1 - Adaptação

Se você é um mochileiro ou apenas gosta de viajar, vai entender do que eu estou querendo dizer. Viajar traz consigo uma grande habilidade de adaptação, seja para almoçar/jantar pratos ou temperos que você nunca comeu na vida, meios de transporte que você talvez nunca tenha andado, hospedar-se em um lugar com pessoas e estilos diferentes, como é o caso de hostels, em que há muitas vezes surfistas, hippies, rockeiros, jovens, estrangeiros. É necessário sempre adaptar-se ao ambiente e ao lugar para onde você vai, quando se conhece outras culturas, isso faz parte da experiência. Adaptação para levar poucas roupas, para escolher lugares mais baratos para dormir ou fazer sua refeição, para trocar seu dinheiro para uma moeda local que talvez seja mais cara que o real, para conhecer outros viajantes com estilos , pensamentos e opções sexuais diferentes das suas. Talvez seja uma das habilidades mais importantes a se desenvolver. 

POR QUE VIAJAR

2 - Desafios

Ser mais aventureiro é uma consequência de quem viaja bastante, isso por que você desliga o botão do medo/receio e começa a querer fazer tudo, conhecer todos e não ligar mais para as dificuldades. Talvez você um dia já foi aquela pessoa que dizia muito NÃO, que se fechava e fugia das oportunidades. Hoje, quem costuma viajar, acaba encarando novos desafios como uma grande viagem, dias economizando para conseguir concluir o roteiro, uma trilha de muitas quilômetros para se ter uma visão incrível, um acampamento em que você pode não ter uma ducha quente e uma cama confortável, um transporte que pode durar horas até seu destino, como são os casos de trens. Sabe aquela frase: Partiuuuuu! ou Vamooosss!?? ela acaba fazendo parte da sua vida com mais frequência.

3 - Materialismo

Quando se opta em levar a vida mais leve e seus planos para o futuro são conhecer o mundo ou grande parte dele, você começa a pensar menos em acumulação de patrimônio ou compra compulsiva por itens pessoais ou roupas. Muita gente atualmente larga tudo para viver um sonho: conhecer outros países,  viajar pelo Brasil ou até mesmo para viver com blogs de viagens. O pensamento moderno diz que você não precisa de muito para ser feliz, pois a felicidade está totalmente ligada ao questionamento de por que viajar. Quando se começa a pensar em desbravar mais países ou novos estados, cidades ou picos, naturalmente você se desprende do dinheiro, de sua casa, de suas roupas de marca, da pressão que a sociedade te impõe para juntar dinheiro. Para mim, acredito que ambos são importante e com um bom planejamento é possível viajar muito e ao mesmo tempo pensar naquele apartamento que você quer morar, naquele carro que você vê na rua, naqueles itens de trilhas e acampamentos que você fica babando no site da Decathlon. Mesmo com tudo isso, você acaba percebendo que o que te vai fazer feliz mesmo é conhecer novos lugares, novas pessoas e colecionar recordações e momentos, e que você não precisa de muito para fazer isso.

POR QUE VIAJAR

4 - Autoconhecimento

Viajar nos dá asas, liberdade, novas ideias, abre os olhos para a diversidade e inclusão, muda a perspectiva que temos com o mundo e com a vida. Viajar é aprender a acertar e errar,  é um ato de coragem para muitos, pois liberta sua mente das amarras mentais, ideológicas, espirituais e sociais. Todos sabem como é trabalhar de segunda a sexta, das 08h às 18h e chegar em casa cansado, muitas vezes pelo estresse do trabalho ou até mesmo do transporte público, que sabemos que não é de qualidade. Por isso, muitos de nós temos a necessidade de sair da zona de conforto, sair da rotina, explorar novos lugares, conhecer novas culturas, parar de pensar apenas dentro da caixa e conhecer a si próprio. É incrível como há pessoas que não se conhecem e não sabem ainda o que as fazem felizes. Por que viajar é libertar-se e investir em si mesmo.

por que viajar

5 - Criatividade

Trabalhar todos os dias dentro de um escritório ou loja, te deixa preso com suas demandas diárias e te impede de deixar sua mente voar. Todos sabem que a rotina acaba nos sobrecarregando e muitas vezes paramos de pensar fora da caixa, pensar em coisas novas e ter boas ideais, isso por que você fica preso dentro da sua rotina. Quando você opta por viajar,  sua criatividade será incentivada, pois muitas vezes você conhecerá um lugar novo, pessoas diferentes, uma comida típica ou cultura muito diferente da sua habitual. Quando se viaja, sua mente está aberta ao conhecimento de tudo e isso pode despertar novas sacadas, ideias e novos pensamentos sobre algum determinado assunto projeto futuro.

6 - Sociabilidade

Grande parte da população é introvertida e quando se trata em falar com desconhecidos, ficam sempre com um pé atrás. Isso por que desde pequenos fomos orientados a não falar com quem não conhecemos devido a um certo perigo e segurança. Quando ficamos adultos e com a atual tendência da tecnologia, cada um fica no seu smartphone olhando as redes sociais e esquece da interação. Um exemplo claro disso é o google, antigamente quando você não sabia sobre algo, ou queria achar algum estabelecimento e não encontrava ou não sabia qual a linha do ônibus pegar, você perguntava a alguém na rua. Hoje, nossos celulares nos dão muito suporte nesse sentido, porém gradativamente deixamos de nos comunicarmos. 

Quando você vai viajar, você precisara se comunicar: seja com os hóspedes do hostel, seja com algum bar ou restaurante, seja pedindo alguma informação, seja sabendo quanto custa um passeio ou um aluguel de bicicletas. Sem dúvida que essa é uma habilidade que quem viaja acaba desenvolvendo e é considerada muito importante nos dias atuais. Por que viajar então? pra sair desta matrix que assola grande parte da população.

por que viajar

7 - Autoestima e Autoconfiança

Muitos mochileiros e viajantes adoram planejar suas próprias férias ou suas indiadas pelo mundo. No passado, era muito comum a compra de  pacotes prontos de agências de viagens devido à facilidade  e não ter que se preocupar com os detalhes de cada processo. Aos poucos o cenário vai se transformando, com  a criação de sites como  o Booking Decolar, em que você consegue comprar suas passagens aéreas e ainda reservar diversos hotéis e hostels de maneira bem simples e fácil. Se você já organizou uma viagem e ela ocorreu com sucesso, isto é, não aconteceu nenhum perrengue com transporte ou acomodação, você acaba tendo mais confiança e motivação para planejar as próximas e quando tudo dá certo e a experiência foi incrível, acaba te dando maior autoestima por saber que você conseguiu planejar e executar aquela viagem com sucesso.

por que viajar

8 - Economia

Mais uma característica que é muito pessoal de cada viajante, pois há muita gente que curte viajar e passam bem: dormir em hotéis bons, almoçar e jantar em restaurantes caros, fazer passeios turísticos com excursões locais em que muitas vezes é caríssimo, comprar souvenirs e lembrancinhas para familiares. Mas existem  um outro público que busca o oposto que foi citado acima, a simplicidade está diretamente ligada ao hábito de viajar. Muita gente diz que não viaja por falta de dinheiro, mas isso é muito relativo, é possível viajar gastando pouco, depende muito do seu objetivo e o que você pensa sobre lugares mais acessíveis. Um dos benefícios de viajar é abrir a mente sobre esse assunto, eu , por exemplo, busco lugares mais acessíveis e com um bom custo-benefício e com essa mentalidade, viajo muito mais comparado às pessoas que fazem viagem de luxo. 

por que viajar

9 - Experiências e Lembranças

É o principal motivo das pessoas buscarem viajar mais. Existe um grande paradoxo entre acumulação de patrimônio, compra de bens materiais e sucesso comparado ao hábito de viajar sem ligar para a parte de ser rico ou consumo/compra de bens.  Muito se ouve aquele questionamento: “pra você, dinheiro traz felicidade? , essa resposta é muito pessoal e cada um tem a sua opinião. O fato é que quando viajamos, temos novas experiências de vida, temos que lidar com situações talvez não tão legais, temos que saber para onde ir, o que comer, com quem falar. Cada viagem é uma nova experiência, colecionar bons momentos e ter novos aprendizados, para muitos esse é o principal objetivo, até por que da vida, nada se leva, apenas se deixa, em específico, nosso legado.

10 - Felicidade

É bom começar esse texto te dizendo que viajar traz felicidade e ponto final. 

Agora vou te explicar  por que dessa conclusão.  Você  tem três opções que teoricamente te deixam felizes:  gastar seu dinheiro com bens materiais, gastar seu dinheiro com comida/bebida e gastar seu dinheiro viajando. Muito se discute sobre comprar bens materiais ou investir  em si mesmo e nas suas experiências e momentos. Muita gente, em especial o povo brasileiro, sonha em comprar o seu carro. Nada contra, apesar de todos já saberem que o carro é um passivo financeiro ( desvaloriza todos os anos, gasolina cara, manutenções frequentes, seguro, IPVA, possíveis multas), mas digamos que você agora está com o seu tão sonhado carro. Geralmente, o ser humano se acostuma rápido com as coisas, num primeiro momento você ficará muito feliz, contará a todos e se sentira muito bem, porém alguns meses depois, gradativamente essa felicidade vai se perdendo, pois você já se acostumou com isso. 

Diferente de uma viagem, em que investir naquela sua experiência e nos momentos que você terá,  vai te marcar pra sempre. Não sei quanto a vocês, mas sempre que eu faço uma trip de 5 dias ou mais, ela fica muito na minha memória, pode passar meses, anos, que eu vou continuar me lembrando de cada dia que vivi, cada lugar que conheci, cada pessoa com quem falei. Em breve entrarei de férias e farei uma viagem por 11 dias e eu não tenho dúvida de  que viverei momentos que me darão recordações pra sempre, sem contar na minha felicidade em contar isso para os meus amigos, familiares, filhos e netos. Sempre que alguém citar o lugar, vou dizer: eu já fuiii! vou te contar como foi e passar algumas dicas.

Ficou meio longo, eu sei, mas é importante que você reflita nessas questões. A vida não tem replay, então viva o agora.

por que viajar

“Você só vive uma vez, mas se você souber viver bem, uma vez é o suficiente.” – Joe E. Lewis

Sobre o Autor

client-photo-1
Mateus Griszewski
Muito prazer! Sou guia de turismo, especializado no segmento de atrativos naturais (ecoturismo) e responsável pela agência Viva Las Trips - Turismo & Aventura. Apaixonado por trilhas e cachoeiras, praticante de trekking e acampamentos. Transformei um hobbie, em uma profissão, e com isso, ajudo e incentivo as pessoas a saírem da rotina e viverem mais, viajando e explorando lugares aqui pelo Rio Grande do Sul. Talvez você que esteja lendo, não tenha ainda o hábito de viajar com frequência, nem de fazer trilhas e viver no "mato", mas uma coisa eu lhe digo: quando mudamos o cenário, TUDO muda em nossa vida.

Comentários

9 de julho de 2020
Parabéns , ótimo esclarecimento ,logo estarei fazendo viajem com você ,amo natureza ,
9 de julho de 2020
Legal, Auria! Será bem-vinda. Obrigado pelo feedback. Abraço.

Deixe uma resposta